Regras Básicas de como cuidar bem de seus calçados...
Se você acredita que mergulhar os calçados na água ainda é a melhor maneira de limpá-los, recomendamos que não faça mais desta maneira.
Há também outras atitudes que podem danificar o material, cor e textura, confira abaixo:
Evite utilizar seu sapato de couro durante dois dias seguidos, pois o material precisa respirar.
Caso o calçado esteja novo, não há melhor maneira de limpá-lo do que com uma flanela úmida. Basta passá-la delicadamente, sem que esteja encharcada.
Sprays, graxas e pomadas próprias para couro também evitam o ressecamento e o aparecimento de rachaduras. Outra boa dica é usar produtos impermeabilizantes logo ao comprar o calçado, pois isso evita a absorção de líquidos.
Além dos produtos específicos que existem no mercado, há alguns métodos alternativos. Para limpar aquela manchinha no sapato de couro claro, por exemplo, experimente um pano umedecido com gasolina ou clara em neve.
Dica Extra: se o couro estiver mofado, limpe o calçado normalmente e, em seguida, esfregue as manchas com vaselina ou glicerina e finalize passando uma flanela.
Utilize sempre escova de cerdas bem macias e secas, pois estes tipos de couro são delicados.
Jamais use escovas para limpar calçados envernizados, pois podem riscar.
Prefira flanelas e panos macios umedecidos para manutenção e cuidados com os sapatos destes materiais. Assim fica mais fácil retirar a sujeira que pode acumular nas texturas, no caso do croco e cobra.
O ideal é sempre limpar os tênis logo após o uso com um pano molhado e algumas gotas de detergente neutro.
Após secar na sombra, utilize a dica do jornal amassado para absorver qualquer umidade. Lave completamente apenas quando muito necessário!
Usamos cookies para analisar o tráfego do site e otimizar sua experiência nele. Ao aceitar nosso uso de cookies, seus dados serão agregados com os dados de todos os demais usuários.